quinta-feira, 13 de junho de 2013

ACORDO COLETIVO e PR 2013: SindQuímicos de Barcarena abre debates com os trabalhadores

O Acordo Coletivo de Trabalho ou ACT é um ato jurídico celebrado entre uma entidade sindical representante dos trabalhadores e uma ou mais empresas correspondentes, no qual se estabelecem regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes.

Diferentemente da convenção coletiva de trabalho, que vale para toda a categoria representada, os efeitos de um Acordo se limitam apenas às empresas acordantes e seus empregados respectivos.

Por meio do ACT, podem ser negociadas cláusulas de natureza econômica e social, que versam, por exemplo, sobre reajuste de salário, valor do adicional de horas extras, duração da jornada de trabalho e estabilidades temporárias.

Não é permitida a supressão de direitos garantidos na legislação.

Este ano a Diretoria Renovação e Trabalho e toda a categoria dos Químicos, trabalhadores na Hydro Alunorte, estarão debatendo o Acordo Coletivo para o ano de 2013, o qual tem como data base o mês de Novembro.

Apesar das negociações estarem previstas para o mês de Outubro deste ano, o Presidente Antonio Gaspar juntamente com toda a Diretoria do Sindicato irão iniciar os debates e apresentação das propostas, a partir deste mês de Junho, a fim de garantir o máximo de participação dos trabalhadores, com a apresentação de propostas e sugestões para inclusão no ACT 2013.

PARTICIPE E DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ESTA QUE É UMA DAS MAIS IMPORTANTES FERRAMENTAS DE CONTRIBUIÇÃO PARA O RECONHECIMENTO E BENEFÍCIO AOS TRABALHADORES!

A Diretoria Renovação e Trabalho sempre agiu com responsabilidade e buscando conhecimento técnico, quando participou dos debates sobre a PR.

Este ano não será diferente, principalmente diante do cenário complexo e de resultados insertos que se apresenta tanto externamente quanto internamente a empresa.

Sendo assim o Sindicato tem feito diversos convites aos representantes da Hydro Alunorte, para a realização das reuniões sobre a PR, o que tem sido postergado pela mesma em todos os momentos.

A Diretoria do SindQuímicos reafirma seu compromisso com os trabalhadores, afirmando que não aceitará qualquer tipo de proposta que venha de encontro aos anseios do trabalhador.

Acrescenta-se ainda que, qualquer tipo de resultado deverá passar pela definição em Assembleia de Trabalhadores, a fim de ser ratificada ou não.

A Diretoria Renovação e Trabalho exige um posicionamento urgente por parte da empresa, a fim de ser iniciado o Processo de Negociação da PR2013.

Nenhum comentário: