sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Entenda a história dos Processos de Insalubridade / Periculosidade na Hydro Alunorte.

Quando a Diretoria Renovação e Trabalho assumiu a gestão do SindQuímicos de Barcarena, somente um processo havia contra a Alunorte S/A, estando este tramitando desde 2002, sem qualquer tipo de solução visível, ficando os trabalhadores a mercê de uma situação inserta e prejudicial, pois a cada mês que passava o trabalhador perdia uma parte de seus direitos.

Ao ser concluído em 2009, por ação direta da Diretoria renovação e Trabalho, havia se passado 7 anos e infelizmente muitos trabalhadores haviam saído da empresa, pior ainda alguns tinham falecido, ou seja, não conseguiram ver seu direito respeitado, e tudo isto pela irresponsabilidade dos ex-diretores do Sindicato.

Pior ainda foi o fato de terem se utilizado de um advogado, o qual exigiu 20% da indenização dos trabalhadores, o que foi reduzido para 10%, pela atuação imediata e responsável dos membros da Diretoria Renovação e Trabalho.

Após o encerramento deste trabalho, foi iniciado imediatamente negociação para a elaboração de um Laudo Técnico, o que ocorreu a partir de Fevereiro de 2011, com a escolha da empresa ITSEMAP para a realização do levantamento e elaboração do Documento.

Infelizmente de forma inexplicável a empresa ITSEMAp ocultou o Laudo por mais de 6 meses, sem que a Hydro Alunorte aplicasse esforços para sua entrega, sendo necessário uma intervenção judicial, por parte da Diretoria Renovação e Trabalho, obrigando que o documento fosse entregue, o que ocorreu nos meses de Julho e Agosto de 2012.

 Apesar da implantação do Laudo corrigir uma dívida gigantesca da empresa com os trabalhadores da área elétrica, através do pagamento da Periculosidade, a aplicação indevida do Laudo pela Hydro Alunorte, sem qualquer tipo de aceitação por parte da Diretoria do Sindicato, levou a um novo conflito judicial, agora pela revisão do Laudo, devido a supressão do pagamento para alguns trabalhadores, em sua maioria da GEPOR.
Outra falha foi deixar de fora áreas explicitamente insalubres, sem qualquer justificativa que comprovasse a redução ou eliminação de agentes nocivas a saúde do trabalhador.

Para finalizar, a Diretoria Renovação e Trabalho iniciou no final de 2012 um processo objetivando corrigir outra grande falha da Hydro Alunorte, a falta do pagamento do Retroativo para aqueles trabalhadores que começaram a receber a Insalubridade e a Periculosidade desde Outubro de 2012, algo que é definido na legislação, porém não cumprido pela empresa.

Os trabalhadores sabem que até a eleição que empossou a Diretoria Renovação e Trabalho, nunca houve um compromisso ou preocupação por parte da ex-diretoria em lutar por um direito tão importante como este da Insalubridade e Periculosidade, o qual se refere não somente a Saúde, mas a própria vida do Trabalhador, ou seja, buscar eliminar os agentes nocivos e as situações de perigo, além de exigir o pagamento do Adicional devido, até que aqueles sejam solucionados.

É difícil aceitar que alguns daqueles ainda queiram voltar a Diretoria do SindQuímicos, agindo da mesma forma irresponsável e inconsequente como sempre agiram. Será que é pelo fato de terem a intenção de por novamente seu advogado no processo e buscar mais 10% do pagamento da indenização destes outros trabalhadores.

A Diretoria Renovação e Trabalho foi a única que permitiu a todos os trabalhadores acompanhar os processos, divulgando de forma transparente os números de cada um.      

Nenhum comentário: